Fundada em 1895, a Usina União e Indústria S.A. vem preservando sua tradição ao longo dos anos. Nos engenhos, ainda são encontradas peças antigas que fizeram história, como por exemplo, parte da malha ferroviária, uma locomotiva e um vagão de passageiros que fazia a linha Amaraji-Freixeiras. No passado, a Usina União chegou a ter 120 km de malha ferroviária própria e 10 locomotivas para o transporte da cana-de-açúcar.

Lado a lado com a tradição, a Usina União sempre teve como objetivo investir na modernização. Com uma estrutura de auto-suficiência no consumo de água e energia, estimula entre seus funcionários a otimização da produção como uma excelente aliada do trabalho, tanto para a área agrícola quanto para a industrial.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a Usina União e Indústria S.A., uma instituição com mais de 100 anos de atuação no mercado sucroalcooleiro.



História
Estrutura
Área agrícola
Área industrial





Em 01 de junho de 1895, o major Manoel Antônio dos Santos Dias fundou a Usina União e Indústria S.A.. Tempos depois, vendeu-a para a empresa Leão Dubeux e Cia que mudou seu nome pra Usina Bonfim, por se localizar na ilha do Engenho Bonfim. Em 1961, o neto do fundador, Luiz Dias Lins, comprou a Usina União e a devolveu seu nome original. Desde então, a Usina União e Indústria S.A. pertence a família do major, a qual vem mantendo sua história e tradição ao longo dos anos. A Usina União e Indústria S.A. fica localizada no município de Primavera, na mata sul de Pernambuco, a 80 Km do Recife.



A Usina União e Indústria S.A. é um complexo que conta com uma infra-estrutura com rodovias, estradas vicinais, pontes e rios. A Usina União gera sua própria energia elétrica através das hidroelétricas de Pé de Serra e Mariquita. Além disso, possui um gerador a vapor, que junto às hidroelétricas, gera 5 mil Quilowatts de energia. Para garantir a qualidade na produção do açúcar e do álcool, a Usina possui uma eficiente estação de tratamento de água no rio Ipojuca. Alta tecnologia também no empacotamento do açúcar, garantindo a qualidade do produto e o peso líquido dentro dos padrões do Imetro.



Melhorar os processos agrícolas e industriais é um dos principais objetivos da Usina União e Indústria S.A.. Atualmente está sendo implantado o Programa de Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Acompanhamento, o PDCA, um trabalho baseado em modernos modelos de gestão para capacitar e desenvolver um maior comprometimento e conscientização dos funcionários para aumentar a produtividade e diminuir as perdas. Essas medidas estão proporcionando tanto a melhora na qualidade da matéria prima quanto um melhor desempenho da moagem, avanços que refletem em bons resultados no rendimento industrial.

O transporte na Usina União, mais uma área que recebe investimentos, é feito através de treminhões, um sistema composto por um caminhão e mais dois reboques. Essa modernização está gerando uma redução de 40% nos custos.



Tecnologia e treinamento são os principais ingredientes do sucesso da produtividade alcançada pela Usina União e Indústria S.A.. A administração da Usina União está desenvolvendo um modelo de gestão moderno e profissional e investindo na aquisição de novos equipamentos. Além disso, está sendo implantado o Sistema de Qualidade Total para melhorar a qualidade dos produtos e promover uma maior agilidade de todos os processos. Assim, uma nova conscientização e comprometimento entre os funcionários vem sendo criada.

Com esse trabalho de modernização, a Usina União garante a melhora na qualidade do produto final. O controle de qualidade desses produtos é feito com todo o rigor exigido pelo padrão da Usina União e Indústria S.A., que conta com laboratórios para acompanhar todos os processos a toda hora.

Nos últimos dez anos, a produção de açúcar subiu de 500 mil para mais de um milhão de sacas por safra, com a produção de álcool acima de 15 milhões de litros.

 








Clique nas fotos para ampliar

























Clique na foto para ampliar
















Clique na foto para ampliar
















Clique na foto para ampliar




























Clique nas fotos para ampliar